Serpro firma mais uma parceria para prestação de serviços em nuvem

Serviço Serpro Multicloud conta com parceiros para oferecer a seus clientes opções de serviço que melhor se encaixam em suas estratégias.

Após a Amazon Web Service (AWS), o Serpro firma contrato com a Huawei Brasil, no modelo de parceria de negócios, para a prestação de serviços em nuvem a seus clientes, que, assim, poderão escolher entre as opções dentre as empresas que operam no Brasil, em datacenters, no território nacional. No modelo de parceria de negócios, já firmado com a Amazon, apenas há despesa se os clientes optarem por aqueles serviços. O contrato foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 19, e terá vigência de cinco anos.

“O Serpro acredita no potencial da nuvem para o mercado como solução para escabilidade e flexibilidade de infraestrutura. Para isso, a empresa buscou reunir, em um único serviço, o Serpro Multicloud, as vantagens dos principais provedores de nuvem do mercado.”, destaca o diretor de Operações do Serpro, Antonino dos Santos Guerra Neto.

Parcerias

Em junho de 2020, a AWS foi a primeira contratante do Serpro, dando início às parcerias para projetos multicloud. As iniciativas atendem à Estratégia de Governo Digital e são possíveis graças a um novo modelo contratual estabelecido pela Lei das Estatais. O objetivo é agilizar a adoção e o desenvolvimento de novas tecnologias, impulsionando o processo de transformação digital no país.

“Iniciamos nossa parceria com a AWS. Agora, assinamos com a Huawei Brasil – empresa estabelecida no Brasil, desde 1999, segundo as leis brasileiras. De acordo com a Lei das Estatais, deve ser feito um chamamento público e aquelas empresas que operam no Brasil e que atenderem aos requisitos deverão ter igualdade de oportunidades. Em breve, o contrato com a Microsoft será assinado e a empresa já está em processo de homologação dos serviços com Oracle e IBM”, complementa Antonino.

Chamamento Público

As empresas parceiras atenderam a um chamamento público do Serpro, que aconteceu no final de 2019. O chamamento, requerido pela Lei, visa a permitir a competição e melhorar os preços, de forma aderente às novas regras de compras governamentais que o Brasil vem adotando, inclusive para o futuro acesso à OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. A consulta reuniu propostas técnicas visando a identificar provedores de serviços em nuvem nas modalidades Infraestrutura como Serviço, Plataforma como Serviço e Software como Serviço. Os acordos exigem requisitos como a operação exclusiva em datacenters no Brasil, sujeitos às leis brasileiras.

Processo Licitatório

“A igualdade de competição é o que viabiliza legalmente a parceria com todas as empresas participantes estabelecidas no Brasil e que cumprirem as leis brasileiras. Em especial, a Lei das Estatais e a Lei de Licitações exigem a competição nas mesmas condições para aquelas empresas que se estabelecem no país. A viabilização das parcerias para todas as empresas depende da igual oportunidade para todos aqueles que cumprirem os requisitos técnicos”, afirma o diretor de Operações.

Vantagens da Nuvem

O Serpro MultiCloud é uma plataforma tecnológica com múltiplas nuvens, que permite acesso por demanda. O modelo traz vantagens e economicidade aos clientes que não precisam investir tempo e recursos na aquisição de hardwares e softwares de infraestrutura, alocação de espaço físico, ambientação, construção e operação de centro de dados.

A nuvem Serpro oferece recursos computacionais configuráveis e de alta performance. A escolha do Serpro foi trabalhar com múltiplos provedores de serviços em nuvem para oferecer aos clientes o que cada um possui de melhor, e permitirá, a qualquer cliente que queira ir para a nuvem, a melhor escolha entre as parceiras, de acordo com as suas necessidades e especificidades técnicas e de gestão administrativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.