Segundo Fabio Rivelli, advogado da Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA) e especialista em Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurar que toda empresa esteja envolvida no processo é uma das prioridades e o primeiro passo para adequação à lei, que entra em vigor em agosto do ano que vem.

Em pauta nos principais veículos de mídia, a LGPD tem chamado a atenção de muitas empresas e especialistas para as necessidades de novos planos de segurança de dados.

Com a nova regulação, empresas precisarão se adequar aos padrões de segurança e terão de contar com especialistas e ferramentas adequadas para tal.

Outras prioridades importantes para essas empresas, segundo Rivelli, devem consistir na identificação da legislação aplicável, entender como funcionam os processos de coleta de dados e identificar se existem riscos iminentes.

“Esse é um trabalho que deve ser iniciado agora, já que em grande parte das empresas os dados armazenados são coletados de diferentes formas, como, por exemplo, sites, empresas terceiras, entre outros. É preciso, ainda, identificar como os dados são acessados e por quem”, alerta Rivelli.

De olho nessa necessidade, algumas empresas já despontam no mercado com soluções e ferramentas que podem facilitar o processo de “organizar a casa” para a implantação dos padrões da LGPD.

“Oferecemos serviço especializado dependendo da demanda de cada empresa. Contamos com Inteligência Artificial e automação para acelerar o processo”, conta Rivelli.

O especialista recomenda algumas prioridades para desenvolver o processo de adequação.

8 prioridades para adequar sua empresa à LGPD

  1. Assegurar que todas as áreas da empresa estejam envolvidas no projeto;
  2. Identificação da legislação aplicável (Brasil e Exterior) e monitoramento legislativo até Ago/20;
  3. Treinamento e conscientização dos funcionários;
  4. Mapeamento de risco de todas as atividades (dados digitais e físicos);
  5. Revisão de contratos e políticas;
  6. Suporte para criação do relatório de impacto e plano de comunicação em caso de incidente;
  7. Gestão dos pedidos;
  8. Indicação do DPO.

PALESTRA LGPD BRASIL

Como sua empresa está se preparando para a LGPD? O processo como um todo é complexo e envolve revisão dos processos internos além de diversas áreas da empresa. A revisão dos cadastros e das bases ligadas é uma das tarefas iniciais e mais desafiadoras e, por isso, é bom começar o mais rápido possível.

A LGPD Brasil oferece consultorias especializadas e realiza uma palestra por mês na própria sede para sanar dúvidas a respeito do tema e avaliar os impactos da lei.

SERVIÇO

Palestra LGPD e os desafios dentro da sua empresa
Dia 10/10 das 15h às 17h
Rua Tenente Negrão, 166 – 7º andar | Itaim Bibi, São Paulo – SP
Evento gratuito
Clique aqui para fazer a inscrição

Por Da Redação | Fonte: LGPD
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *