A importância das políticas de privacidade para o setor de consumo

Podemos dizer que os indivíduos presentes na internet se preocupam cada vez menos para a forma como as suas informações pessoais estão sendo usadas após entrarem em um site ou aplicativo, e não tendem a ler os “Termos e condições de uso”, o que acaba afetando a segurança de seus dados. Raramente os usuários visualizam os termos e políticas de qualquer ambiente que entram e costumam aceitar sem investigar anteriormente.

Essa ação tem se tornado constante até mesmo quando é preciso que o usuário realize uma conta nos sites. Ao aceitar o responsável dá acesso para as empresas utilizarem as informações e até divulgarem com outras instituições. Durante o cadastro também é comum o pedido de informações como localização e fotos pessoais, e as empresas têm a possibilidade de alterar as políticas quando desejarem sem precisarem avisar os usuários com antecedência.

A Lei Geral de Proteção de Dados está em circulação desde 2020 e dá mais proteção aos dados pessoais, obrigando as empresas a tratarem adequadamente. Assim, ajudam a certificar que as informações dos consumidores não sejam usadas de forma indevida. Dentro desse contexto vale destacar as “políticas de uso e privacidade” mal revisitadas pelos consumidores.

A adaptação a Lei também deve ser feita pelos usuários que precisam se atentar para o assunto antes mesmo de disponibilizar os dados e aceitar as políticas da empresas. A LGPD trouxe a obrigatoriedade em ter a “Política de Privacidade de Dados” que demonstrem como as informações pessoais são tratadas (desde a coleta até o momento de descarte) pela empresa em questão.

Conheça alguns problemas vistos com o mau tratamento e com a divulgação não autorizada dos dados:

  • Problemas econômicos caso haja uso inadequado dos dados em instituições bancárias;
  • Limitação dos bens;
  • Levar ao preconceito e ao desrespeito à intimidade dos titulares.

Assim como o consumidor tem a liberdade de pedir pela avaliação de seu caso quando seu direito como consumidor é violado também deve se atentar para as informações que fornece.

Fonte: Jovem Pan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.