Uso do TikTok no âmbito corporativo é suspenso por Comissão Europeia

Recentemente, o Conselho de Administração Corporativo da Comissão Europeia determinou a suspensão do uso do aplicativo TikTok em seus dispositivos corporativos e nos de seus funcionários que fazem o uso de aparelhos pessoais no trabalho. O prazo estipulado para a exclusão do app é até 15 de março.

A medida, segundo o corpo consultivo, visa trazer mais segurança contra ameaças e ataques cibernéticos. Outras plataformas de mídia social também estarão sob revisão constante, de acordo com o órgão. 

A Comissão Europeia, em nota, informou que a medida está em consonância com as rígidas políticas internas de segurança digital para o uso de dispositivos móveis em comunicações relacionadas ao trabalho.  

A Comissão está empenhada em garantir que o seu pessoal está bem protegido contra o aumento das ciberameaças e dos incidentes”, está escrito no texto. “É, portanto, nosso dever responder o mais cedo possível a potenciais alertas cibernéticos.” 

O comissário de Mercado Interno da UE, Thierry Breton, disse: “A Comissão Europeia é uma instituição e, como tal, tem um forte foco na proteção da segurança informática, e é por isso que tomamos essa decisão”. “Estamos muito atentos para proteger nossos dados.”

Através de um porta-voz, o TikTok expressou desapontamento com o veto de Bruxelas, que a rede social considerou “equivocado e baseado em conceitos fundamentalmente errados”.

O TikTok, propriedade da empresa chinesa ByteDance, é uma plataforma de mídia social que possibilita aos usuários a criação e o compartilhamento de vídeos de curta duração – em geral, de 15 a 60 segundos. 

Em entrevista à agência Ansa, Giacomo Lev Mannheimer, gerente de relações institucionais da rede social no sul da Europa, negou vínculos com a China e criticou a decisão: 

Somos uma plataforma global, o TikTok não está presente na China, nossos dados não estão na China, a gestão não está na China.   Os investidores não são chineses e sempre declaramos publicamente que o governo chinês nunca nos pediu acesso aos dados e, se pedisse, não daríamos a eles”. 

Ainda, segundo Lev Mannheimer, “os dados dos usuários europeus do Tiktok estão em um data center nos Estados Unidos e em um data center de backup em Cingapura. Eles não são armazenados nem na China nem em outro lugar”.  

Nos Estados Unidos, o app já está banido de dispositivos do governo federal por suspeita de que as autoridades da China tenham acesso aos dados coletados pela rede social.

Fonte: Veja

Autor(a): Alessandro Giannini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.