Cerimônia CPDP Latam 22 traz discussão sobre proteção de dados e IA

Nos dias 12 e 13 de julho acontecerá o segundo evento do “Computers, Privacy and Data Protection Conference (CPDP Latam 2022)” feito pelo Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Escola de Direito do Rio de Janeiro da (FGV Direito Rio).

Sendo sediado no Centro Cultural FGV, os tópicos trabalhados durante o evento serão a proteção de dados na América Latina e a Inteligência artificial, com a participação garantida de profissionais da área.

Um dos principais organizadores do evento, e também responsável pela coordenação do CTS, Luca Belli reforça a relevância da cerimônia que, apenas desta vez, acontecerá presencialmente.

Segundo ele, “as evoluções da inteligência artificial podem trazer enormes benefícios, mas apresentam também enormes riscos, sobretudo quando sistemas de IA processam maciçamente dados pessoais. A regulação da inteligência artificial vem gerando enorme interesse de governos, reguladores, empresas e sociedade civil, seja ao nível global, regional ou nacional, a fim de entender e maximizar os benefícios e mitigar os riscos.

Também completa que “a CPDP Latam tem um enorme valor porque é a única conferência da região latino-americana oferecendo uma abordagem multissetorial à governança de dados, debatendo de maneira participativa quais desafios traz a AI e quais soluções regulatórias existem.

Alguns dos nomes que compareceram ao eventos são: Ana Brian, relatora da ONU para privacidade; Nicolo Zingales, coordenador do Núcleo de E-Commerce da FGV Direito Rio; Waldemar Gonçalves, diretor-presidente da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD); Danilo Doneda, integrante do Conselho Nacional Brasileiro de Privacidade e Proteção de Dados e Samantha Oliveira, Data Protection Officer do Mercado Livre.

Além destes, participarão do debate Francisco Javier Acuña Llamas, Presidente do Diretor da autoridade Mexicana de Proteção de Dados; Nina da Hora, pesquisadora do CTS da FGV Direito Rio, integrante do Conselho de Segurança e consultora da TikTok; Renata Ávila, CEO da Open Knowledge Foundation, e outros.

A CPDP Latam é conhecida por ser um local de discussão sobre tecnologia, proteção de dados e privacidade na América Latina. Para saber mais sobre a programação do evento basta acessar o link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.