Diminui a preocupação dos brasileiros em compartilhar dados financeiros

A preocupação dos brasileiros com o compartilhamento de dados financeiros diminuiu nos últimos quatro anos, ao mesmo tempo em que o conceito de open finance, que envolve o compartilhamento autorizado de informações entre instituições financeiras, ganhou impulso no país.

Segundo a pesquisa Open Finance Brasil, em 2021, 45,8% das pessoas tinham preocupações sobre o uso de tais informações, enquanto em 2023, esse número reduziu para 34%.

LEIA TAMBÉM: Impactos da LGPD nas instituições financeiras

Comparando 2021 e 2023, as quatro principais preocupações dos pesquisados em relação ao uso do open banking apresentaram queda. Em 2023, a insegurança quanto a crimes financeiros caiu de 48% para 36%, a preocupação com a forma de utilização dos dados diminuiu de 45,8% para 34%, o receio de perder o anonimato dos dados reduziu de 43% para 29%, e a preocupação com a falta de proteção dos dados passou de 41% para 28%.

De acordo com o estudo, 49% dos clientes que têm conhecimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) relatam maior conforto ao compartilhar informações.

VEJA MAIS: Vazamento do Banco Central leva a exposição de 238 chaves Pix

A pesquisa “Open Finance Brasil 2023,” conduzida pela Ipsos em maio a pedido da TecBan, teve alcance nacional e entrevistou 1.000 indivíduos bancarizados, pertencentes às classes A, B e C, que possuem acesso à internet.

Rogério Melfi, gerente de Open Finance na TecBan, atribui a redução da desconfiança no compartilhamento de dados à maior educação financeira das pessoas e à entrada em vigor da LGPD. “As pessoas começaram a entender o que elas têm de direitos e deveres com a Lei de Proteção de Dados”.

O gerente aconselha os consumidores a protegerem seus dados, recomendando o uso exclusivo dos canais oficiais de suas instituições financeiras e a observação cuidadosa da origem de links em e-mails e SMS para garantir que sejam genuínos provenientes de seu banco.

Fonte: Agência Brasil

Autor(a): Ana Cristina Campos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.