Pesquisa revela relação direta entre acessibilidade e privacidade; entenda

O Dia da Acessibilidade é celebrado no dia 5 de dezembro com o objetivo de conscientizar sobre a importância de atitudes voltadas para a construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária. Cerca de um bilhão de pessoas possuem alguma deficiência no mundo. 

Pensando nisso, o Google promoveu um evento para compartilhar suas principais ações sobre a temática. 

A pesquisa inédita que levou o nome de Projeto Autonomia, revelou a relação direta entre acessibilidade e privacidade. Nela, os participantes salientaram a importância de completarem a maioria de suas jornadas sem que seja preciso divulgar seus dados pessoais para outras pessoas. 

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De acordo com o estudo, quando uma parte significativa da jornada de uso de um produto ou serviço é independente, a percepção de autonomia das pessoas com deficiência se torna muito mais positiva.

Foram mapeadas no documento três áreas de oportunidades para aperfeiçoar os produtos, tornando as jornadas de pessoas com deficiência mais autônomas:

  • Mobilidade: navegação de espaços internos e externos a partir do uso de aplicativos de mapas e transportes;
  • Entrega e compras on-line: Integração de aplicativos de entrega de comida e compras on-line por meio de assistentes de voz;
  • Bem-estar e autocuidado: uso da tecnologia de voz para apoiar na rotina de bem-estar e autocuidado de usuários com deficiência, melhorando sua qualidade de vida.

Para a diretora de marketing para pagamentos, Android e Google Assistente, Maia Mau, a pesquisa mostra que a acessibilidade para o usuário com deficiência está totalmente relacionada ao desenvolvimento de ferramentas úteis em sua jornada de independência e autonomia, seja para ouvir uma música, fazer um pagamento, ou para completar uma compra on-line.

Bernardo Barlach, gerente de parcerias de acessibilidade para a América Latina do Google, reiterou que a acessibilidade, para o Google, garante que as pessoas com deficiência possam perceber, entender, navegar e interagir com produtos, serviços e ferramentas. E que a missão da empresa é organizar as informações do mundo e torná-las acessíveis e úteis.

Dessa forma, o Google classifica as deficiências com grandes grupos com personas: visão, audição, mobilidade, fala e cognitiva.

Contudo, existe muita diversidade dentro de uma única categoria. Por exemplo, a baixa visão pode significar muitas coisas. 

Bernardo exemplifica: “para o Google, a deficiência é uma incompatibilidade entre as necessidades de uma pessoa e o design do produto, a estrutura de uma aula, o ambiente de trabalho e a sociedade. Além disso, a deficiência pode ser permanente (perda auditiva pelo resto da vida); temporária (em uma infecção); ou circunstancial (em um lugar muito barulhento). Quando falamos da deficiência além da permanente, estamos falando de praticamente todas as pessoas”.

Fonte: It Forum

Autora: Laura Martins

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