Tudo pronto para lançar o GPT-4?

O GPT-4, sucessor aprimorado do ChapGPT, que vem causando furor no mercado, já está pronto para lançamento, segundo a MIT Technology Review. O ChatGPT, ferramenta criada pela OpenAI, consiste em um modelo de linguagem de Inteligência Artificial que se tornou surpreendentemente popular por ter sido disponibilizada para uso público, marcando o início da Era da IA Generativa.

Até o momento, três senões empalidecem o brilho do ChatGPT: o fato de que pode gerar plágio, informações falsas e permitir o uso indevido por estudantes. Esse último tópico pode ser contornado por uma espécie de “marca d´água” que irá denunciar a autoria. Os demais fatores cairão com monitoramento, aprimoramento e  tempo”, diz Adalberto Fraga Veríssimo Junior, sócio da Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA) e especialista em inteligência artificial.

Para Veríssimo, a sofisticação do novo modelo,  torna o GPT-4 a melhor ferramenta da linguagem multimodal já inventada, conseguindo analisar e interpretar um simples meme, o que poderia ser difícil para um estudante do ensino médio, por exemplo. “O GPT-4 tem um desempenho tão expressivo que o transforma no novo paradigma da IA Generativa”, afirma.

LEIA TAMBÉM: 

A nova versão do ChatGPT conseguiu avançar tanto que pode tirar dúvidas sobre si próprio, tendo obtido um desempenho melhor que o seu antecessor em vários testes, inclusive, resolvendo uma prova destinada a bacharéis em Direito no Exame  da OAB e obtendo pontuação melhor do que  seu antecessor.

O mercado ainda espera dados comparativos dos desenvolvedores entre o GPT-4 e o ChatGPT que, por enquanto, não foram revelados pela empresa OpenAI, mas ao que tudo indica será menos suscetível a alucinar, sendo mais avançado em termos de capacidade de processamento e eficiência de energia do que o modelo GPT-3 e com uma arquitetura avançada na adaptação de contexto, geração de texto e capacidade de inferência”, comenta Veríssimo. Embora a segurança tenha melhorado, ainda pode gerar textos ou imagens falsas porque o conjunto de dados de treinamento pode conter informações imprecisas.

A OpenAI já está compartilhando o uso do GPT-4 com vários parceiros negociais, inclusive, o governo da Islândia, que emprega a tecnologia para preservar o idioma, cultura e história do país, e deve ser utilizada para impulsionar a inovação em diferentes startups. Sem dúvida, será uma das ferramentas com maior potencial de crescimento da IA Generativa.

Outras grandes big techs, como o Google e Meta estão desenvolvendo também seus novos produtos de linguagem multimodal,  como  PaLM e  Blenderbot , buscando reduzir o tempo gasto entre a pesquisa e o mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.