ANPD e CAF reúnem-se para alinhamento do projeto de Sandbox

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e representantes do Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF reuniram-se nesta semana com o objetivo de alinhar as ações de colaboração estabelecidas em maio deste ano, visando ao desenvolvimento do programa-piloto de sandbox regulatório em Inteligência Artificial.

O encontro ocorreu em um momento propício para a ponderação acerca da importância estratégica do sandbox como uma ferramenta regulatória, aplicável em experimentos que abrangem tecnologias em ascensão, tais como a Inteligência Artificial.

VEJA TAMBÉM: ANPD oferece simplificação de registro para empresas de pequeno porte

Os representantes do CAF, Maria Isabel Mejía e Armando Guio Español, relataram que no cenário europeu, os governos do Reino Unido e da Espanha já estão direcionando investimentos para a implementação de programas de sandboxes relacionados à Inteligência Artificial.

Na América Latina, também existem iniciativas regulatórias de sandboxes em IA na Colômbia e no Chile. No entanto, a ANPD possui a oportunidade de estabelecer o programa-piloto em um momento em que uma nova vertente dessa tecnologia está se difundindo: a IA Generativa. Exemplos notáveis dessa abordagem são o ChatGPT da Open AI e o Bard do Google.

VEJA MAIS: Entenda os impactos da IA nos próximos anos

Nos meses seguintes, a ANPD promoverá uma consulta pública com o intuito de receber contribuições e sugestões referentes ao programa piloto de sandbox, que é resultado da parceria estabelecida entre a ANPD e o Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF.

Sobre o Sandbox Regulatório

O sandbox é um ambiente de testes controlado onde reguladores e organizações desenvolvedoras de novas tecnologias podem experimentar e avaliar suas inovações dentro de um contexto regulatório estabelecido.

Para a ANPD, o sandbox vai permitir que a Autoridade colha insumos para aperfeiçoar a elaboração de seus regulamentos que possam envolver tecnologias de IA, um tópico cada vez mais relevante e presente no dia a dia da sociedade. 

Fonte: Gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.