Pesquisar
Close this search box.

Integra Contador: nova plataforma da Receita e Serpro prometem ajudar escritórios de contabilidade

No dia 26 de setembro, o Serviço de Processamento de Dados (Serpro), em parceria com a Receita Federal, lançaram o Integra Cotador, uma plataforma para auxiliar escritórios de serviços fiscais e contábeis. 

Segundo o Serpro, a nova plataforma descomplica o trabalho de escritórios de contabilidade e demais empresas do ramo contábil, aprimorando a prestação de serviços aos contribuintes. 

Ainda, de acordo com o Serpro, o Integra Contador permite o acesso “massivo e direto aos dados dos contribuintes, respeitadas as questões de sigilo fiscal e de LGPD”.

Como funciona?

A realização se dá através de APIs (Interface de Programação de Aplicativo, na sigla em inglês), que possibilitam um acesso robotizado aos serviços que antes eram realizados de forma individualizada por meio do Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC).

A intenção é desafogar o sistema da Receita, que muitas vezes fica sobrecarregado por conta do número de acessos, prejudicando a entrega de documentos dentro do prazo legal.

Contudo, a compra da ferramenta é opcional, ou seja, as empresas que preferirem podem continuar acessando os dados pelo e-CAC normalmente. 

LEIA TAMBÉM: 

 

A solução é ideal para:

  • Escritórios de contabilidade;
  • Software-houses;
  • Startups de serviços contábeis na internet;
  • Bancos, em especial aqueles focados no atendimento de pequenas empresas dos regimes Simples Nacional (SN) e Microempreendedor Individual (MEI);
  • Demais interessados na prestação de serviços contábeis e fiscais para contribuintes.

O valor varia de acordo com o consumo da empresa, sejam consultas, emissões ou declarações. Além disso, para ter acesso ao serviço, é necessário possuir o Certificado Digital e e-CNPJ. 

Para outras informações, acesse a loja digital do Serpro.

Funcionalidades disponíveis

O Integra Contador permite consultas, emissões e gerações de documentos por meio de 24 funcionalidades:

Consulta Dados

PGDASD – Consultar Declarações; PGDASD – Consultar a Última Declaração/Recibo; PGDASD – Consultar Declaração/Recibo; PGDASD – Consultar Extrato do DAS; PGMEI – Consultar Dívida Ativa; DCTFWeb – Consultar o Recibo da Declaração; DCTFWeb – Consultar; Declaração Completa; DCTFWeb – Consultar o XML da declaração; PGDASD – Consultar a Última Declaração/Recibo; PGDASD – Consultar Declaração/Recibo; PGDASD – Consultar Extrato do DAS; Procurações – Obter procuração; Caixa Postal – Obter detalhes de uma mensagem específica; Caixa Postal – Obter Indicador de novas mensagens; Caixa Postal – Consulta de Mensagens por Contribuinte; PagamentoWEB – Contar Consulta Documento de Arrecadação Pago.

Emissão de documentos

PGDASD – Gerar DAS; PGMEI – Gerar DAS em PDF; PGMEI – Gerar DAS em código de barras; PGMEI – Atualizar Benefício; DCTFWeb – Gerar Guia Declaração; Sicalc – Consolidar Emitir DARF; PAGTOWEB – Gerar Comprovante de Pagamento.

Geração de Declarações

PGDASD – Entregar Declaração; DCTFWeb – Transmitir Declaração.

Fonte: IstoÉ Dinheiro

Autor: Marcelo Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.