Processo contra propaganda que recriou Elis Regina com inteligência artificial é arquivado pelo Conar

Na terça-feira (22), o processo aberto em julho pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) para avaliar a campanha da Volkswagen foi arquivado pelo conselho de ética. A campanha, lançada em 4 de julho e produzida com inteligência artificial, estava sendo analisada para determinar se infringia o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.

Produzido em celebração aos 70 anos da Volkswagen no Brasil, o vídeo simulou um dueto entre Elis Regina, falecida há 41 anos, e sua filha, Maria Rita. Através da técnica de ‘deepfake’, que realiza montagens realistas de rostos, a propaganda trouxe essa união fictícia. 

VEJA MAIS: Regulação da IA e desafios eleitorais; veja posição de Lira sobre o assunto

De acordo com o órgão, a deliberação originou-se a partir de opiniões divergentes de consumidores a respeito de dois aspectos principais:

  • A questão de se o anúncio em vídeo, que recriou a imagem da cantora Elis Regina, que faleceu em 1982, por meio do uso de inteligência artificial generativa híbrida, foi realizado com respeito e ética.
  • A indagação sobre a necessidade de incluir  informações explícitas explícitas  no anúncio quanto à utilização dessa ferramenta na sua composição

Em nota oficial, o órgão disse que “o colegiado considerou, por unanimidade, improcedente o questionamento de desrespeito à figura da artista, uma vez que o uso da sua imagem foi feito mediante consentimento dos herdeiros e observando que Elis aparece fazendo algo que fazia em vida“.

Em relação à obrigação de divulgar o uso da técnica de ‘deepfake’, o Conar comunicou que avaliou várias orientações de boas práticas já existentes sobre o assunto, “bem como a ausência de regulamentação específica em vigor“. Em vista disso, a maioria dos conselheiros optou por arquivar a reclamação.

Ainda, o órgão acrescentou em nota que “A transparência é princípio ético fundamental e, no caso específico, foi respeitada, reputando que o uso da ferramenta estava evidente na peça publicitária“, enfatizando que o processo tramitou com ampla defesa, “por meio de manifestação da VW e sua agência, a AlmapBBDO“. 

VEJA MAIS: Sistema de reconhecimento facial será utilizado por Prefeitura de São Paulo

Posicionamento da Volkswagen

A Volkswagen do Brasil recebe com satisfação a decisão do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) de arquivar a representação ética relacionada à campanha “VWBrasil70: O novo veio de novo”.

Essa propaganda inovadora, que celebrou os 70 anos da empresa no Brasil, simboliza a evolução contínua da marca, refletindo seu portfólio renovado e a introdução de veículos elétricos no País.

A Volkswagen se orgulha de ser uma marca presente na vida dos brasileiros, com mais de 25 milhões de veículos produzidos no País, e reforça seu compromisso, seguindo sua estratégia mundial de ser uma empresa cada vez mais humana e próxima das pessoas.

Fonte: G1

Autor(a): Isabela Bolzani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.