Representação ética é aberta pelo Conar devido propaganda da Volkswagen

Uma representação ética foi aberta pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) contra a campanha de publicidade da empresa Volkswagen, que para celebrar os 70 anos da companhia trouxe a cantora Elis Regina de volta à vida através de Inteligência Artificial (IA).

Com o advento da tecnologia a empresa conseguiu unir mãe e filha (Maria Rita) durante a propaganda para cantar a música que ficou conhecida na voz da cantora falecida em janeiro de 1982, “Como Nossos Pais”.

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A decisão de abrir uma representação ética, de acordo com o Conar, surgiu devido às reclamações de consumidores da marca. Para os consumidores, há dúvidas se o uso de IA seria ético quando utilizado em propagandas, visto que pode ir desencontro com “respeito à personalidade e existência da artista, e veracidade”.

De acordo com uma nota direcionada a CNN, o Conar pontuou que “abriu hoje, 10 de julho, representação ética contra a campanha ‘VW Brasil 70: O novo veio de novo’, de responsabilidade da VW do Brasil e sua agência, AlmapBBDO, motivada por queixa de consumidores.”

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Dessa forma, a campanha será averiguada com base no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária visualizado, principalmente, os princípios da respeitabilidade. 

Um dos temas em destaque pela representação é se a tecnologia ajuda a deixar mais nebuloso o entendimento do que é real e o que é ficção, especialmente para os adolescentes e as crianças. 

O Conselho de ética do Conar irá verificar e julgar a representação nas semanas que seguem e a agência responsável pela realização poderá ter o direito de defesa. O julgamento é feito aproximadamente 45 dias depois que a representação é aberta. 

Os consumidores podem contribuir com o caso através do envio de denúncias ou manifestações para o Conar, informando sua identificação. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) será colocada em prática para que a identidade dos consumidores seja protegida. 

Fonte: CNNBrasil

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