Hackers atacam empresa Dropbox e acessam repositórios de código fonte

A empresa Dropbox, voltada para hospedagem de dados, revelou ter sido vítima de uma campanha que permitiu que pessoas não autorizadas tivessem acesso a 130 GitHub repositórios de código fonte. 

De acordo com a instituição, “nesses repositórios há cópias de biblioteca de terceiros modificados para serem usadas pelo Dropbox, protótipos internos, e ferramentas e arquivos de configuração usados pelo time de segurança.”

Apesar disso, os repositórios não possuíam os código fonte dos principais aplicativos e da infraestrutura do negócio. 

A falha na segurança possibilitou que esses indivíduos encontrassem as chaves de API utilizadas pelos desenvolvedores da instituição. Também tiveram acesso a “milhares de nomes e endereço de e-mail dos colaboradores da Dropbox, tanto os antigos como os mais recentes, além dos líderes de vendas e os próprios vendedores.”

A empresa Dropbox é conhecida por ofertar espaço na nuvem, assinatura de documentos, backup de dados, entre outros serviços. Atualmente conta com mais de 17.37 milhões de assinantes e 700 milhões de clientes registrados desde agosto deste ano. 

A informação aparece num momento onde GitHub e CircleCl avisaram sobre os ataques que pretendiam pegar as credenciais da GitHub através de avisos falsos que fingiam ser da plataforma CI/CD.

A instituição de São Francisco informou que “vários Dropboxers receberam email fingindo ser o CircleCl” ainda em outubro de 2022. Alguns desses email chegaram até a alguns colaboradores.

LEIA TAMBÉM:

Esses e-mails direcionavam os colaboradores a visitarem o site falso da CirclCl, entrar com seus login da GitHub, incluir a senha e a usarem as chaves de autenticação do hardware para passar o One Time Password (OTP) para o site malicioso”, revelou o Dropbox.

Os detalhes numéricos sobre os colaboradores que de fato abriram os e-mails não foram informados pela empresa. Também detalharam que não encontraram provas que os dados dos clientes foram roubados com o caso. A empresa está atualizando e melhorando o sistema de autenticação de dois fatores para dar suporte para a segurança do hardware. 

Mesmo o profissional mais cético e preocupado pode acreditar em uma dessas mensagens enviadas da forma correta e no tempo correto. É por isso que a ação tem sido tão efetiva.”

A informação dada pela Dropbox vem num período onde a U.S. Cybersecurity and Infrastructure Security Agency (CISA) destacou em uma publicação as ações a serem tomadas para evitar “phishing”, a partir da implementação da “multi-factor authentication” (MFA). 

Se uma empresa que usa as notificações baseadas em MFA não consegue incluir o MFA resistente contra phishing, a CISA recomenda que utilize o número parecido para mitigar a fadiga MFA”, revela a agência. 

Fonte: The Hacker News

Autor(a): Ravie Lakshmanan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.