Uso de aplicativo de mensagens pelo governo entra em revisão no Reino Unido

Aplicativos de mensagens, como whatsapp e messenger, e e-mails (geralmente utilizados pelos funcionários do governo) serão revistos no Reino Unido. O motivo da revisão está no uso inadequado de dados visto durante a pandemia da Covid-19.

De acordo com o Gabinete do Comissário de Informação (ICO), haverá uma análise dos perigos no sistema referente aos dispositivos de mensagens privadas para entender como melhorar a troca de mensagens por lá.

  • Leia também:

Prefeitura do Recife promove curso para capacitar servidores sobre a LGPD

Cerimônia CPDP Latam 22 traz discussão sobre proteção de dados e IA

Segundo o comissário de Informação do Reino Unido, John Edwards, “entendo o valor da comunicação instantânea que algo como o WhatsApp pode trazer, principalmente durante a pandemia, onde as autoridades foram forçadas a tomar decisões rápidas e trabalhar para atender a demandas variadas”.

No entanto, o preço do uso desses métodos, embora não seja contra a lei, não deve resultar em falta de transparência e segurança inadequada dos dados“, destaca Edwards.

Haverá, portanto, uma investigação de aproximadamente um ano para entender como as ferramentas são usadas pelos funcionários do Departamento de Saúde e Assistência Social (DHSC) e pelos ministros do governo durante a época do caso.

A análise feita até o momento trouxe uma “falta de controles claros“, conforme destaca o ICO, além das chances de detalhes relevantes serem utilizados de forma inadequada e sem segurança.

Fonte: Época Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.