Violando a lei do uso de dados de consumidores, Decon autua 9 farmácias em Fortaleza

Autuadas pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), nove farmácias de Fortaleza descumpriram a legislação sobre o uso de dados informados pelos consumidores. Nos bairros Aldeota, Centro e Fátima, a fiscalização aconteceu nos dias 10 e 11 de julho.

LEIA MAIS: Práticas de descontos em farmácias com troca de dados infringe LGPD, diz Idec

De acordo com o Decon, a inspeção foi realizada em resposta a reclamações de consumidores que se sentiram constrangidos ao fornecerem seus dados pessoais, especialmente o CPF, sem a devida informação sobre o tratamento desses dados. As empresas terão 20 dias para apresentar sua defesa.

Na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), está assegurado ao consumidor, titular das informações, o direito de acessar facilmente os detalhes sobre o tratamento de seus dados. Portanto, essas informações devem ser claramente, adequadamente e ostensivamente disponibilizadas ao consumidor, incluindo a finalidade específica, forma e duração desse tratamento.

VEJA TAMBÉM: Autoridade destaca proteção de dados no setor farmacêutico em nota técnica

Conforme previsto no artigo 18 da mesma Lei, isso se aplica tanto à identificação e informações de contato do controlador, quanto às informações sobre o uso compartilhado de dados pelo controlador e a finalidade desse compartilhamento. Além disso, também engloba as responsabilidades dos agentes que realizarão o tratamento e explicita os direitos do titular.

O coordenador do setor de fiscalização do Decon, Adnan Fontenele, disse: 

Não há a devida informação sobre o que acontece com esses dados, colocando o consumidor em risco e em situação vulnerável a agentes externos. Tal prática é o alvo desta ação, uma vez que a principal preocupação do Decon é evitar que os dados dos consumidores sejam utilizados indevidamente”. 

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.